A Champions League 2023/24 chegou à reta final e as semifinais estão definidas. De um lado, Real Madrid e Bayern de Munique. Do outro, PSG e Borussia Dortmund.

Quer saber o panorama de momento do torneio, a fase dos times ainda na disputa pelo título, o histórico e algumas curiosidades? Então confira esse guia das semis da principal competição de clubes do futebol europeu.

Artilharia atual

1 – Mbappé – 8 gols

2 – Kane – 7

3 – Haaland e Griezmann – 6

4 – Álvarez, Foden,  Galeno, Hojlund, Morata e Rodrygo – 5

Histórico dos semifinalistas

Real Madrid

• 14 títulos

• 3 viices

• 33 semifinais

Bayern de Munique

• 6 títulos

• 5 vices

• 21 semifinais

PSG

• 0 títulos

• 1 vice

• 4 semifinais

Borussia Dortmund

• 1 título

• 1 vice

• 5 semifinais

Caminho dos semifinalistas

Real Madrid

Fase de grupos: Napoli, Braga e Union Berlin.

Oitavas: RB Leipzig

Quartas: Manchester City

Bayern de Munique

Fase de grupos: Copenhagen, Galatasaray e Manchester United.

Oitavas: Lazio.

Quartas: Arsenal.

PSG

Fase de grupos: Borussia Dortmund, Milan e Newcastle.

Oitavas: Real Sociedad.

Quartas: Barcelona.

Borussia Dortmund

Fase de grupos: PSG, Milan e Newcastle.

Oitavas: PSV.

Quartas: Atlético de Madrid.

A temporada dos semifinalistas

O confronto entre Manchester City e Real Madrid nas quartas-de-finais colocou os dois principais favoritos e últimos campeões frente a frente muito antes do previsto. Após dois jogaços, o gigante espanhol avançou nos pênaltis e se colocou como o grande candidato ao título em 2023-24.

O adversário do Real, porém, é um dos mais complicados possíveis. Apesar da temporada ruim no futebol alemão, o Bayern está jogando bem na Champions League e eliminou o excelente time do Arsenal, atual vice-campeão inglês e forte candidato à taça no campeonato atual.

Do outro, as surpresas. O PSG faz grande temporada sob o comando de Luis Enrique, mas sem Neymar e Messi não era apontado com um time a ser batido. E o Borussia Dortmund chegou abatido após a incrível perda do título alemão em 2022-23, sem grandes reforços e com poucas expectativas de uma campanha de destaque.

Para auxiliar os apostadores na hora de fazer uma fezinha e analisar as partidas das semis da Champions, segue um resumo da temporada dos 4 times remanescentes na competição e o desempenho na atual edição.

Real Madrid

Após uma campanha decepcionante em 2022-23, quando foi eliminado pelo Manchester City após uma goleada e viu o Barcelona disparar no Campeonato Espanhol, o time comandado por Carlo Ancelotti voltou a atuar em grande nível e atingiu outro patamar com a chegada do inglês Jude Bellingham. Formado um trio de muito talento e eficiência com Vinícius Júnior e Rodrygo, o meia chegou causando enorme impacto, assumiu o protagonismo da equipe e se consolidou como um dos melhores jogadores do mundo.

La Liga

O título de 2023-24 do Campeonato Espanhol virá tranquilo para o Real. Liderando desde o início, a equipe perdeu apenas uma vez e abriu 11 pontos de vantagem para o Barcelona após a vitória no clássico. Dono do melhor ataque e da melhor defesa disparada, a equipe da capital ainda tem o vice-artilheiro, Jude Bellingham com 17 gols, e é questão de tempo para retomar o trono do país e conquistar o 36º troféu.

Copa do Rei

A Copa do Rei foi a grande decepção merengue na temporada. Nas oitavas-de-final, contra o rival Atlético de Madrid, a equipe foi derrotada por 4 a 2, na prorrogação. O bicampeonato, que não vem desde 1974 e 1975, foi adiado mais uma vez.

Champions League

A campanha na principal competição do continente, onde já reina soberano, é impecável. O Real Madrid venceu todos os 6 jogos da fase de grupos, eliminou o RB Leipzig com uma vitória na Alemanha e um empate no Santiago Bernabéu e avançou sobre o Manchester City nos pênaltis. Ainda invicto, busca repetir o time inglês campeão ano passado e levantar a taça sem perder nenhuma vez.

Time-base

Lunin, Carvajal, Rudiger, Nacho e Mendy; Camavinga, Kroos, Tchouameni e Valverde; Rodrygo e Vinícius Júnior.

Bayern de Munique

Bundesliga

Após um improvável título na temporada passada, o Bayern de Munique finalmente perdeu seu reinado de 11 títulos seguidos do Campeonato Alemão. O Bayer Leverkusen não deu chances aos adversários e levantou a taça com 5 rodadas de antecedência.

Copa da Alemanha

A campanha do Bayern na Copa da Alemanha terminou com uma das maiores zebras da história da competição. Após vitória tranquila na primeira fase, o gigante alemão perdeu para o Saarbrucken, da 3ª divisão, na segunda partida. Foi a terceira vez em 4 anos que o Bayern não conseguiu passar da segunda fase da competição.

Champions League

Como quase sempre, o Bayern passeou na fase de grupos. Foram 5 vitórias e um empate em uma chave que também tinha Copenhagen, Galatasaray e o Manchester United, que acabou na lanterna.

Nas oitavas, a Lazio até assustou vencendo a ida por 1 a 0, mas o 3 a 0 da volta garantiu uma classificação tranquila. Nas quartas, porém, o buraco foi mais embaixo. O Arsenal é um dos grandes times do mundo atualmente e vendeu muito caro a eliminação, graças ao gol de Kimmich em Munique, após empate em Londres.

Time-base

Neuer, Kimmich, Dier, Kim Min-jae e Davies; Raphael Guerreiro, Goretzka e Musiala; Müller, Sané e Kane.

PSG

Ligue 1

Nada de novo no Campeonato Francês. Com uma campanha sensacional de apenas uma derrota, o time de Luis Enrique e Mbappé lidera com mais de 10 pontos de vantagem e é questão de tempo para levar mais um título e abrir vantagem como maior campeão do país.

Copa da França

Sem conquistar o título desde 2021, o PSG voltou à final da Copa da França e vai enfrentar o Lyon. No caminho, classificações sobre US Revel, US Orleáns, Brest, Nice e Rennes.

Champions League

O PSG passou muito sufoco na fase de grupos da Champions. Em um grupo muito complicado com Borussia Dortmund, Milan e Newcastle, os franceses ficaram a um gol dos futuros adversários nas semifinais de uma eliminação precoce. No final das contas, os 8 pontos e o saldo positivo de um gol serviu para superar o Milan no critério de desempate.

A Real Sociedad foi o adversário nas oitavas, mas não ofereceu muita resistência. Mbappé decidiu com 3 gols na eliminatória e comandou a classificação por 4 a 1 no agregado. Nas quartas, um velho conhecido: o Barcelona.

A ida foi um jogaço. Vitória por 3 a 2 dos espanhóis e confronto aberto para a volta. Raphinha marcou o primeiro logo no início, mas só deu PSG após expulsão de Ronald Araújo ainda no primeiro tempo: Dembélé, Vitinha e Mbappé, duas vezes, marcaram na goleada e selaram a ida para as semis.

Time-base

Donnarumma, Hakimi, Marquinhos, Lucas Hernández e Nuno Mendes; Fabián Ruiz, Vitinha e Zaire-Emery; Dembélé, Barcola e Mbappé.

Borussia Dortmund

Bundesliga

Tem coisas que só acontecem com o Borussia Dortmund. No Alemão de 2022-23, a equipe comandada por Terzic chegou na última rodada só precisando vencer o Mainz, que era só o 9º colocado na tabela. Após sofrer 2-0, o Dortmund não passou de um empate e viu o Bayern levar a taça no saldo de gols.

Na temporada atual, porém, a realidade é outra. Sem conseguir engrenar, é apenas o 5º colocado e corre riscos reais de ficar de fora da próxima edição do torneio.

Copa da Alemanha

Após superar as duas primeiras fases da Copa da Alemanha, o Borussia Dortmund parou no Stuttgart após derrota por 2 a 0 pelas oitavas-de-final.

Champions League

Fora do pote principal, o Dortmund se deparou com o grupo mais complicado da Champions, mas se saiu bem. Venceu 3 jogos, empatou 2 e perdeu um para garantir a liderança da chave sobre PSG, seu adversário nas semifinais, Milan e Newcastle.

O sorteio resolveu ajudar nas oitavas. O PSV não foi um adversário tranquilo, mas a classificação veio com um 3 a 1 no agregado. Nas quartas veio o confronto histórico. Haller diminuiu no finalzinho do jogo da ida contra o Atlético de Madrid e deixou o Dortmund bem vivo para decidir em casa. Em um jogaço de 6 gols, Sabitzer marcou o 4º dos alemães e selou a vitória por 4 a 2 sobre o time de Simeone.

Time-base

Kobel, Ryerson, Hummels, Schlotterbeck e Maatsen; Can, Sabitzer e Brandt; Malen, Füllkrug e Sancho.

Curiosidades

• O PSG é o último time a estrear em uma final de Champions League, na temporada de 2019-20. Foi derrotado para o Bayern de Munique por 1 a o, decisão que pode se repetir em 2023-24.

• Um time mineiro foi campeão da Copa Libertadores nos dois anos em que o Borussia Dortmund alcançou a final da principal competição do futebol europeu. Em 1997, o Cruzeiro derrotou o Sporting Cristal, do Peru. Em 2013, deu Atlético-MG sobre o Olimpia, do Paraguai.

• O Bayern de Munique foi finalista na última temporada em que não conquistou a Bundesliga. Em 2011-12, o clube bávaro foi derrotado para o Chelsea em plena Allianz Arena.

• Apesar de ser o maior campeão disparado da competição, o Real Madrid nunca conquistou um título invicto. Em 1956-57, 1957-58, 1958-59, 1959-60, 1997-98, 2013-14, 2015-16 e 2016-17, o clube perdeu apenas uma partida.

• Kroos, Carvajal, Modric e Nacho são os maiores campeões da história da Champions League com 5 títulos e podem igualar Paco Gento nessa temporada no ranking que engloba também a Copa da Europa.

• No jogo de volta contra o Bayern de Munique, Carlo Ancelotti vai chegar ao 203º jogo pela Champions League e se tornar o técnico com mais partidas na história da competição.